Postagem em destaque

À venda

Com esse frio intenso neste inverno, a vontade de se empacotar é enorme, mas queremos ficar elegantes também! Nada como peças feitas sob med...

6.28.2016

Como ler gráficos e abreviações de crochê

Aqui algumas dicas para facilitar seu crochê, aprenda a ler gráficos e abreviações para seguir receitas.

Gráficos
Pode ser lineares ou circulares, usados para mostrar um diagrama da receita, de um ponto ou algum detalhe. O gráfico linear é executado com idas e voltas, cada linha corresponde a uma carreira de pontos, onde no final você vira e começa uma nova carreira. Veja no post Aprendendo Crochê 2 como virar carreiras.No gráfico circular igualmente cada linha é uma carreira, sendo que deve ser lido no sentido anti-horário.Às vezes o gráfico pode ser colorido, indicando onde cores diferentes se encaixam no trabalho.

Abreviações e símbolos:ag. : agulhaaum. : aumento, aumentarcarr. : carreiracorr. : correntinhadim. : diminuirespç. : espaçofj. : pontos fechados juntoslaç. : laçadam.p. : meio pontom.p.a. : meio ponto alto p. : ponto p.a. : ponto alto p.a.d. : ponto alto duplo p.a.t. : ponto alto triplop.bxmo: ponto baixíssimop.b. : ponto baixorem. : rematarrep. : repetirv. : vezespicô = (3 correntinhas, 1 ponto baixo na primeira das 3 correntinhas)*a*, [a], {a} = repita as instruções entre os asteríscos, os colchetes, as chaves, tantas vezes quantas especificadas na receita.


Foi útil? Gostou? Comente e compartilhe.

6.27.2016

Aprendendo crochê 2

Segundo post da série aprendendo crochê.

Aqui diversas informações úteis para efetuar um trabalho de crochê.

1 Como começar um trabalho em crochê.
Após escolher agulha e linha, faça um nó ajustável e a quantidade de pontos corrente necessária para montar a base.Caso você tenha uma receita, siga-a.
Para trabalhos retos, você pode medir a largura que deseja ( por exemplo, vai fazer uma blusa começando pela barra) e efetuar a quantidade de pontos corrente que cobre a medida.
Para trabalhos circulares, comece com algumas correntes - 5 é uma boa quantidade-, feche-as uniando a última com o nó ajustável, usando um ponto baixíssimo. Depois, faça três correntes para equivaler a 1 pa e complete o círculo em pa.
Para aplique de crochê em tecidos - como barras de panos de prato-, você pode começar diretamente no tecido, fazendo o ponto alto ou baixo sobre ele.

2 Como virar uma carreira
Quando tiver feito uma certa quantidade de pontos, você terá uma carreira, e deverá fazer outra quantidade de pontos acima desta, para prosseguir o trabalho. Como mudar de carreira?
Trabalho circular: una o fim da carreira com o começo usando um ponto baixíssimo. Você terá uma volta do trabalho, para a próxima volta basta fazer novos pontos, usando a carreira anterior como base. 


Trabalho reto ou frente-verso: 
Faça uma correntinha. Dependendo do tipo de receita que você estiver usando, pode criar correntinhas de viragem de diferentes comprimentos.
Vire o seu trabalho. Sua agulha de crochê deve estar à esquerda da peça, então simplesmente vire a peça para que a agulha fique à direita. Encontre o primeiro ponto da carreira anterior, é onde você quer inserir a agulha para começar a nova carreira. Veja na imagem.



3 Passo: Como arrematar um trabalho de crochê

Terminou seu trabalho? Veja como finalizar.
Faça o último ponto. Corte a linha uns 10 cm maior que o ponto onde está. Você deverá ter um laço na agulha nesse ponto. Agora, pegue a linha na agulha e puxe-a em direção ao laço como se fosse fazer outra correntinha. Puxe a linha até o fim, passe-a toda pelo laço.Prenda o nó. Dê um puxão firme na cauda. 
Você verá os laços atrás e ao redor dela se apertarem até parecer que a peça termina num nó. Tecnicamente, você terminou, embora não deva parar por aí, já que essa conexão pode se soltar. Pegue a cauda e trance-a pelos pontos que fez. Isso vai escondê-la e evitar que o nó feito se desmanche.

4 Altura dos pontos:

  • Ponto baixo: uma correntinha
  • Meio ponto alto: duas correntinhas
  • Ponto alto: três correntinhas
  • Ponto alto duplo: quatro correntinhas
Quando precisar virar uma carreira ou fazer alguma equivalência, use essa referência para fazer a quantidade de corr. compatível ao ponto.

5 Escolher agulha e linha
Pela sua simplicidade, o crochê pode ser feito com qualquer tipo de fio/linha e até mesmo tiras de tecido. 
As agulhas são medidas por milímetros, portanto a menor medida corresponde a menor espessura. Elas podem ser numeradas, a critério do fabricante. O ideal é usar uma agulha compatível à espessura do fio, sendo que o ponto poderá ficará mais apertado ou frouxo conforme a agulha for mais fina ou grossa em relação ao fio.  Podem ser feitos de plástico, metal, bambu, sendo que cada pessoa pode preferir um material.
Existem opções de agulhas com pontas duplas, assim você tem duas em uma. As agulhas usadas no crochê tunisiano podem ser desse tipo, assim como podem ser mais parecidas com as de tricô, porém com ponta.



Gostou? Esse post foi útil? Comente e compartilhe.

6.25.2016

Abreviações do tricô


Ao ler uma receita de tricô, você poderá encontrar algumas abreviações. Veja seu significado:

  • ag. : agulha
  • aum. : aumento
  • carr. : carreira
  • cord. : cordão
  • cont. : continuar
  • dim. : diminuição
  • dir. : direita
  • esq. : esquerda
  • laç. : laçada
  • m. : malha
  • m. ava. : malha acavalada
  • m.b. : malha baixa
  • m. no ar : malha no ar
  • m. pass. : malha passada
  • p. : ponto
  • rep. : repetir
  • serg. : seguinte ou segundo
  • trab. : trabalhar
  • v. : volta
  • x. : vezes
  • *(Asterisco):As indicações dadas a partir desse asterisco até se encontrar o próximo asterisco, devem ser repetidas as vezes que forem necessárias até não existirem mais malhas.

6.24.2016

Como escolher fios para tricô

A primeira coisa a fazer notar sobre isso é que há diversos tipos de fios, feitos com fibras de diversas origens. Você pode fazer qualquer peça de roupa ou até outros artigos de tricô, e pode usar qualquer fio. 
Porém, ao escolher o fio leve em consideração o que fará e qual tipo é mais adequado.  Aqui algumas observações sobre isso.

Fibra:
O mais popular é o fio criado com fibras de lã- normalmente de carneiro, ovelha-, pois tem propriedades isolantes, é absorvente, permanece bem no formato e é fácil de bloquear. Além disso tem fios com fibras de linha e algodão, mais leves, e sintéticos. Leve em consideração  as instruções de lavagem e secagem e indicações de uso que vêm na embalagem.

Cor:
Os fios podem vir em cores naturais, coloridos de com corantes naturais ou artificiais, e até você pode tingi-los.


  • Matizado ou tweed: fio com manchas de cores diferentes.
  • Ombré: fio com tons claros e escuros da mesma cor.
  • Listrado: fio tingido com cores de forma que o produto final fique listrado.
  • Multicolorido: fio com duas ou mais cores ou tons diferentes.
  • Marmorizado: fio formado por vários fios menores de cores diferentes torcidos juntos, às vezes de tons parecidos.
Peso:
É como é chamado a espessura do fio.Estes são alguns dos pesos de fio mais comuns:
  • 000-1: bom para renda de tricô muito bonita
  • 1-3: enxovais leves e meias
  • 3-6: suéteres leves, roupinhas de bebê e acessórios
  • 5-7: suéteres, cachecóis leves
  • 7-9: suéteres, mantas, chapéus, cachecóis, luvas. Muito bom para iniciantes.
  • 10-11: tapetes, cobertores
  • 13-15: tapetes e cobertores pesados
Outras dicas:
*Procure comprar quantidade suficiente ou a mais do mesmo lote para fazer um trabalho, pois pode haver diferença de cor do fio conforme o lote.
* Mantenha a etiqueta e notas fiscais. 
*Abra os rolos ou novelos conforme for usando, caso tenha comprado a mais, poderá trocar ou devolver- desde que a embalagem esteja fechada e tenha nota fiscal.
* Enquanto for iniciante, use fios mais simples e grossos, pois os pontos são mais fáceis de visualizar.
* O fio vem em rolos, para facilitar seu uso primeiro transforme-o em uma bola de linha- já viu aquelas imagens de gatos rolando com bolas de fios de lã?
*Verifique se você ou a pessoa que vai usar o trabalho é alérgica ao tipo de fio antes de começar a tricotar.

Esse artigo foi útil à você? Por favor, comente e compartilhe!

6.23.2016

Como escolher agulhas para tricô 2

Muito bem vamos continuar o assunto de escolher agulhas de tricô.
Os materiais dos quais as agulhas são feitas diferem bastante, saiba quais são e suas vantagens.

Tipos de agulhas 

* De bambu: são leves e flexíveis, quentes ao toque e fortes. Tem uma leve aderência, portanto os pontos ficam no lugar. São indicadas para todos os tipos de lã, especialmente as mais finas; são de fácil uso para iniciantes e quem artrite. O cuidado é que as de tamanho menor têm mais facilidade para entortar ou quebrar.

* De metal: podem ser de vários tipos de metal ou revestidas. Costumam ser frias ao toque, mais lisas e pesadas, porém são fortes e não se estragam facilmente. São boas para todos os tipos de lã, especialmente acrílico e mesclas (texturizadas), pois os pontos correm mais facilmente.

* De plástico: mais acessíveis, costumam ser mais lisas e flexíveis, excelente para todos os tipos de lã.

* De madeira: lisas mas não escorregadias, boa escolha para iniciantes e para fios mais escorregadios.

Cominando as agulhas com a lã

Agora falando de como combiná-las com a linha certa. Tenha em mente, ao escolher suas agulhas, o seguinte:

* Agulhas mais lisas permitem que o ponto se solte com maior facilidade, sendo , portanto, uma boa para usar com linhas com texturas. Se você é iniciante,  tenha cuidado para não perder pontos.

* Agulhas com mais aderência, como de madeira, são indicadas para fios mais lisos.

* As agulhas devem ser guardas com cuidado para não se perderem. Prefira um estojo de agulhas, pois elas podem durar bastante tempo se bem conservadas.

* Faça uma amostra antes de começar o seu trabalho.
Mesmo que você compre a linha e agulha indicadas numa receita, poderá haver diferença nos pontos, pois cada pessoa tem seu jeito de tricotar. Esteja preparado para aumentar ou diminuir pontos nas bordas- da amostra-, para conseguir a amostra compatível.

* Ao fazer os pontos, procure não fazê-los muito apertados nem muito soltos.

* Não deixe as crianças terem acesso as agulhas.


Como escolher agulhas de tricô 1

Após aprender escolher fios de tricô, vamos aprender a escolher agulhas.
Há muitos formatos de agulhas, além das opções de fazer tricô com uma ou duas agulhas, reta, circular, etc. Vamos as explicações dos tipos de agulhas e indicações de uso:

1- TIPOS DE AGULHAS

* Comum
Esse tipo é o mais usado, facilmente reconhecível por ter uma ponta mais afilada e outra grossa, com alguma barreira para contar os pontos ( botão, tampa, etc). A agulha costuma conter  uma numeração, assim é possível saber qual espessura de fio ela é compatível.

* Circular
São duas agulhas conectadas por um fio flexível. Indicada para fazer trabalhos circulares sem emenda, como meias, também pode ser usada para tricô plano.

Se você estiver pensando em fazer tricô circular, precisará de uma agulha um pouco menor em circunferência do que o item a ser feito, a menos que esteja pensando em usar uma das técnicas a seguir, nas quais as agulhas circulares são usadas para tricô circular sem emendas: laço mágico (que precisa de uma agulha auxiliar longa), 2 circulares (que usa 2 agulhas de mesmo tamanho) ou laço viajante (um laço da agulha auxiliar é puxado para fora como extra).

* Dpns ou duas pontas
Agulhas com 2 pontas, têm pontas nas 2 extremidades e geralmente são vendidas em conjuntos de 4 ou 5. Elas são usadas para costurar itens circulares sem emenda.

* Agulhas auxiliares e kits
Agulhas auxiliares são usadas para facilitar trabalhos circulares, com tranças e pontos torcidos. Costumam ser curta e retas ou unidas.

Os kits de agulhas são um bom investimento para quem pretende tricotar bastante. São um conjunto de agulhas de tricô e de cordas de diversos comprimentos que podem se prender ou se soltar das pontas para criar agulhas de vários tamanhos

Agora veja o post 2- sim, para que tudo fique explicado de forma clara, preferi separar o assunto em dois artigos. 



6.22.2016

Gorro ponto cruzado em relevo



Essa receita é uma criação minha, uma idéia que tive enquanto aprendia o ponto em relevo.
Não tem gráfico porque ainda não sei como criar esses desenhos, mas assim que descobrir, coloco aqui.
Para ver as abreviações dos nomes dos pontos, visite a página "o que é".

Vamos ao passo a passo:

Para este trabalho usei quase dois novelos de uma lã de 40g que já tinha em casa, não me recordo a marca (eu joguei as embalagens fora há um tempo, hehehe). A agulha de crochê número 2, daquelas para usar com barbante e fios grossos. Você pode usar qualquer linha e agulhar equivalente, mas para este resultado recomendo uma lã de fio médio.

1. Crie um nó móvel e faça 6 corr, fechando com um p.bx.
2. Faça 3 corr - equivalem a um p.a- e mais 19 p.a no círculo. Feche com um p.bx.
3. Faça 3 corr, um ponto alto e um ponto alto em relevo pegando pela frente. Para isso, no ponto anterior ao qual está trabalhando, enfie a agulha entre os pontos, passando por trás do ponto e saindo pela frente do outro lado. Termine o ponto normalmente. Você terá um ponto alto em relevo cruzado, e nesta receita usarei "p.a..r cruzado", como abreviação.


Continue fazendo, em cada p da carr anterior 2 p.a e um "p.a.r cruzado". Quando terminar, você terá 20 grupos de p.a e p.a.r cruzado. Feche a carreira com um ponto baíxximo.

4. A partir daqui, para começar as carr, use sempre 3 corr equivalendo a um ponto alto. Faça os pontos no primeiro ponto alto do próximo grupo de pontos, e o p.a.r cruzado no último ponto do grupo de pontos que foi pulado -assim criará um efeito leque em espiral e cada p.a.r cruzado ficará sobre outro da carreira anterior. Use sempre um p.bx para fechar.

Para esta 4ª carreira, pule o primeiro grupo de pontos, faça 3 p.a no primeiro ponto do grupo e um cruzado no último ponto do grupo anterior e repita até o fim. 
A 5ª carr é igual .

5. Aumente mais um p.a na 6ª carr e faça a sétima carreira igual.

6. Aumente mais um p.a na 8ª carr. VocÊ ficará com 5 pa. e mais 1 p.a.r cruzado, totalizando 20 grupos de seis pontos cada. 

As próximas carreiras são iguais. Você pode fazer do tamanho que quiser. Fiz 15 carreiras ao total. Recomendo, para um tamanho maior, já na 15ª carreira, aumentar mais um ponto - para que a borda não fique apertada.

Veja o efeito final. O avesso fica parecendo ponto pipoca mais largo. Pode ser usada dos dois lados que fica bonito. Serve para homens e mulheres, é só escolher um tom que agrade.









Ponto em relevo

Passo a passo

O ponto em relevo, no tricô, é um ponto que fica destacado à frente ou abaixo dos demais pontos. É muito usado para fazer ponto barra.


Ponto relevo pegando pela frente:

Para este ponto, passe a agulha entre dois pontos da carreira anterior, por trás saia do outro lado do ponto e puxe a laçada pegando atrás do ponto. Termine o ponto normalmente.
Perceba que, ao invés da base do ponto ser passando pelo ponto corrente que finaliza o ponto ponto, ele está pegando abaixo disso, criando um volume e ficando em relevo em relação aos demais pontos.



Ponto relevo pegando por trás:

Para fazer o ponto relevo pegando por trás, basta ao invés de enfiar a agulha pela frente e puxar a laçada por trás, enfiar a agulha por trás e puxar a laçada pela frente.



6.21.2016

Ponto cruzado

Passo a passo 

O ponto cruzado nada mais é que um ponto (alto, baixo) feito de maneira a ficar cruzado sobre outro ou outros pontos. Ele pode ser feito cruzando através, pela frente ou por trás do ponto. 

Ponto cruzado através:
Pule um ponto da carreira anterior, faça um ponto normalmente, agora insira o a agulha no ponto que foi pulado, puxe a laçada e termine o ponto- o ponto anterior ficará no meio deste novo ponto, criando um efeito X. 



Ponto cruzado pela frente: 
Pule um ponto da carreira anterior, traga a linha para frente do trabalho, insira a agulha no ponto que foi pulado e puxe a linha pela frente e termine o ponto. O novo ponto estará inclinado sobre o ponto anterior, sem passar através dele.

Ponto cruzado por trás:
Para fazer esse ponto, pule um ponto da carreira anterior, no próximo ponto trabalhe normalmente um ponto e após isso, com a linha atrás do trabalho, insira a agulha , por trás, no ponto anterior que foi pulado. Puxe a laçada e termine o ponto por trás. 

No caso dos pontos cruzados pela frente e por trás a base do ponto está embaixo e antes do ponto pelo qual cruza, e seu final, adiante do ponto. Pode-se fazer o ponto cruzado passando-o por um, dois, três, quantos pontos se quira. Cria um efeito muito lindo.








6.20.2016

Conjunto de inverno/ gorro e cachecol

Aqui uma receita encontrei e gostei. Essa aqui encontrei no site da Círculo.

Técnica: Tricô       Tipo: Acessórios     

Material
3 novelos de Lã Seda na cor 7389;
1 novelo de Floral na cor 0124;
Ag. para tricô Círculo nº 5. 

Ponto utilizado
Ponto meia: direito em m., avesso em t.. Ponto canelado 1: 1ª carr. e todas as impares: 2 t., * 4 m., 2 t.*. 2ª carr. e todas as pares: acompanhando os p.. Ponto canelado 2: 1ª carr. e todas as impares: 2 t., * 3 m., 2 t.*. 2ª carr. e todas as pares: acompanhando os p..  Ponto de corda: siga o gráfico. 
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. meia com o fio Seda nas ag. nº 5 = 20 p. x 22 carr.
  
Execução
Cachecol – Com o fio Seda monte 42 p. nas ag. nº 5 e tric. do seguinte modo: 8 p. em p. de corda seguindo o gráfico, 26 p. em p. canelado nº 1 e 8 p. em p. de corda seguindo o gráfico. A 30 cm do inicio do trabalho divida o trabalho ao meio e tric. acompanhando os p. durante 4 cm em seguida tric. todos os p. juntos como anteriormente. A 115 cm do inicio do trabalho rem..
Gorro – Com o fio Seda monte 97 p. nas ag. nº 5 e tric. em p. canelado nº 2. A 21 cm do inicio do trabalho passe um fio por dentro de todos os p., puxe o fio e amarre bem firme juntando todos os p.. Com o fio Seda monte separadamente 8 p. nas ag. nº 5 e tric. em p. de corda seguindo o gráfico. Faça uma tira até dar a volta em todo o gorro.
Luvas – Com o fio Seda monte 36 p. nas ag. nº 5 e tric. em p. meia. A 3 cm do inicio do trabalho para o polegar aum. de cada lado do p. central cada 2 carr.: 1 p. (7 v.) = 15 p. para o dedo polegar. Terminado os aum. separa os 15 p. do dedo polegar e tric. em p. meia durante 1 cm e rem.. Retome os p. da mão e tric. em p. meia. A 10 cm do inicio do trabalho rem.. Faça 2 luvas iguais. Com o fio Seda monte separadamente 8 p. nas ag. nº 5 e tric. em p. de corda seguindo o gráfico. Faça uma tira até dar a volta ao punho da luva. 
Montagem
Cachecol – Passe 2 fios floral entre os p. do cruzamento das corda das laterais do cachecol. Passe a ponta do cachecol por dentro da abertura central. Gorro – Costure a lateral do gorro unindo as duas bordas. Passe 2 fios floral entre os p. do cruzamento das corda. Costure a tira da corda sobre a borda do rosto do gorro. Luvas – Costure a lateral do dedo e da mão da luva. Passe 2 fios floral entre os p. do cruzamento das corda. Costure a tira da corda sobre a borda do punho da luva.



Ponto fantasia e ponto leque

Se você já encontrou alguma receita de tricô ou crochê, já deve ter visto esse ponto: fantasia. Só que numa receita ele é de um jeito, em outra, de outro.
É, eu também já encuquei com isso até perceber que "ponto fantasia" é apenas um nome para o efeito daquela combinação. Afinal, com os pontos básico é possível fazer uma infinidade de variações,s e nem todas elas recebem um nome especifico.

O ponto fantasia mais comum que você vai encontrar também é chamado de ponto leque. Olhe na imagem e veja porquê.



Para fazer o ponto leque é muito simples: basta fazer vários pontos num só. Você pode usar uma correntinha para criar um espaço onde, na próxima volta, será feito outro ponto. 

Vamos a um PAP?

Ponto leque

Faça uma base de correntinhas ou ponto alto. Use três correntinhas para virar. Pule dois pontos e no terceiro ponto faça cinco pontos altos. Pulo mais quatro pontos e no próximo faça cinco pontos altos, repita isso até o fim. 

Outra opção para um ponto leque- gosto muito dessa para fazer efeitos em barras, prendedor de cabelo-: faça uma base de pontos altos, use três pontos corrente para virar. Pule três pontos, faça três pontos altos, um ponto corrente e mais três pontos altos. Agora faça duas correntinhas, pule dois pontos ( as correntinhas equivalem aos pontos pulados), faça um ponto baixo, duas correntinhas e repita o ponto leque. Faça isso até  o fim.

Você pode intercalar com pontos diferentes e variar o quanto quiser.

6.13.2016

À venda

Com esse frio intenso neste inverno, a vontade de se empacotar é enorme, mas queremos ficar elegantes também! Nada como peças feitas sob medida, com beleza e delicadeza, para dar aquele Tchã no visual.
Veja alguns modelos que temos disponíveis. Você pode adquiri-los ligando para 11 43309005. (Os preços referidos não incluem custos de entrega).


Cachecóis de tricô feitos a mão por apenas R$ 30,00 ! 

                                    
Gorros  e chapéus de lã exclusivos, por R$ 20,00 


Luvas fashion de crochê por R$ 20,00 


6.01.2016

Aprendendo Crochê

Post 1: pontos básicos

O  crochê é uma antiga e muito versátil técnica de artesanato que utiliza uma agulha com ponta curva ou gancho e produz um tecido semelhante a malha ou renda. Hoje em dia há técnicas de crochê tunisiano, de grampo, de dedos, porém aqui vou mostrar o tradicional.

Veja como fazer os pontos básicos usados no crochê. Para saber mais sobre agulhas, linhas, gráficos e outras dicas sobre crochê, acompanhe nossos post's.

1 Ponto corrente: Usado para começar qualquer trabalho em crochê, é o ponto mais simples e básico.  Abreviado como "corr".
Como fazer: segure a agulha de forma confortável numa mão e apoie o fio na outra. Agora forme um nó móvel em torno da agulha, dê a volta com a linha e passe pela laçada do nó. Agora o pedaço de fio que você puxou está enrolado na agulha e você pode puxar outra laçada através dele. Você tem um ponto corrente. Basta repetir isso até que você tenha a quantidade desejada de pontos. Veja baixo nas imagens.
nó ajustável 
Pontos de crochê
ponto corrente ou correntinha




2 Ponto baixíssimo: Esse ponto é utilizado para unir peças, arrematar pontos, reforçar bordas ou levar o fio para uma posição diferente sem mudar a altura. Abreviado como "pbx" nas receitas.
Como fazer: Puxe uma nova laçada através da que já está na agulha, como no ponto correntinha.
ponto baixíssimo

3 Ponto baixo: possui uma trama apertada e firme. Abreviado como "pb".
Como fazer: faça uma nova laçada no ponto correntinha (mas não na laçada que já está na agulha). Agora você deve ter duas laçadas na agulha. Puxe uma nova laçada através das duas, mantendo só uma laçada na agulha.  Veja na imagem.
ponto baixo

4 Meio ponto alto: Os meios pontos altos são utilizados para reforço no crochê de recortes ou nas diminuições feitas em superfícies curvas, servindo de transição entre o ponto baixo e os pontos altos. Trabalhando-se sempre em meios pontos altos, obtém-se um pequeno canelado. Abrevia-se  como m.p.a.
Como fazer: inicie cada ponto com uma laçada, coloque a agulha na alça do ponto da carreira anterios,  faça outra laçada. Você ficará com um ponto e duas alças na agulha, faça outra laçada puxando através das 3 argolas na agulha, fechando o ponto de uma vez só.
meio ponto alto


5 Ponto alto: Possui uma trama mais aberta e mole. Abreviado "pa", um ponto simples possui a altura de 3 correntinhas, porém pode ser estendido aumento-se as laçadas, ficando duplo, triplo, etc. Usado para fazer relevos e feitos.
Como fazer: Passe a linha pela agulha, formando uma alça, depois passe a linha através do ponto corrente, formando uma laçada. Você terá três alças na agulha. Agora, faça uma nova laçada passando através das duas laçadas que estão na agulha. Você ficará com apenas duas laçadas. Passe uma nova laçada pelas duas que restam na agulha, você terminará com uma laçada apenas na agulha. Veja na imagem abaixo.

ponto alto
6 Ponto alto duplo, triplo, etc: 
Igual ao ponto alto, porém inclui-se mais uma (ou duas, ou três) voltas, cada uma formando uma laçada, assim o ponto fica mais alto.
Como fazer: Passe a linha duas vezes pela agulha pela agulha, formando duas alças, depois passe a linha através do ponto corrente, formando uma laçada. Você terá quatro alças na agulha. Agora, faça uma nova laçada passando através das duas laçadas que estão na agulha. Você ainda ficará com três laçadas. Faça novamente uma laçada passando por duas alças, terminando com apenas duas laçadas na agulha. Agora passe uma nova laçada pelas duas que restam na agulha, você terminará com uma laçada apenas na agulha. Veja na imagem abaixo.
ponto alto duplo 

No próximo post veja como começar um trabalho de crochê e outras dicas. 

Gostou desse post? Foi útil? Comente e compartilhe!